quinta-feira, 18 de junho de 2009

Desabafo






Tudo que está publicado neste blog reflete o imenso respeito e a grande admiração que tenho por meus colegas do MA, especialmente os do interior, que vieram me prestigiar esta semana aqui em São Luís e, como nós de Brasília, foram mal recebidos, com uma estrutura indigna e desumana, demonstrando a falta de preocupação das autoridades com a educação neste estado. Encontramos aqui, e em muitas outras cidades pelo interior do Brasil afora, situações sinônimas do desserviço que muitos governantes prestam à população. O programa ainda não está seriamente comprometido pela interferência de questões políticas porque os colegas professores são muito bons profissionais e privilegiam o aprendizado dos seus alunos. É inadmissível que ainda haja hostilidade entre a administração do estado e a do município. E mais inadmissível ainda é que essa postura interfira e prejudique um programa do Governo Federal. Um bom programa. Que exemplo é esse de discriminação? TODOS PAGAMOS IMPOSTOS DA MESMA FORMA E NOSSO DINHEIRO, DISTRIBUÍDO AOS ESTADOS E REPASSADO AOS MUNICÍPIOS, DEVE SER CAPITALIZADO DE FORMA JUSTA E COERENTE. Essas querelas têm de acabar! MAIS RESPEITO AOS PROFESSORES, independentemente de serem do estado ou do município! Nesta semana, fizemos milagres.

Oficinas do Encontro de Acompanhamento do Gestar II













Importante


Para acessar o vídeo Lições de vida, entre aqui. O vídeo A persuasão está aqui. Aqui também há muito material e de domínio público. E se você gosta de livros e músicas, mas o acesso na sua cidade é difícil/caro, entre aqui. Apresentações em powerpoint? Há várias de todos os assuntos imagináveis aqui.
Bom trabalho!

Portifólios do Encontro de Acompanhamento do Gestar II - MA - junho/2009











quarta-feira, 17 de junho de 2009

Atividade produzida no dia 16.06.2009

Estes são textos produzidos pelos formadores de LP, no encontro de acompanhamento do Gestar II, em São Luís - MA.
A atividade foi proposta na página 103 do TP6 e adaptada para a realidade desta formação.
Considere a sua experiência pessoal com a escrita em diferentes textos. Como você escreve e que estratégias usa para iniciar, desenvolver e finalizar os seguintes textos:

CARTA PESSOAL

A priori, devemos reconhecer o gênero, saber a finalidade ou objetivo que se pretende com a produção desse texto. É necessário também ter o conhecimento da estrutura do texto, ou seja, suas características formais. Em se tratando de uma carta pessoa, devem constar os seguintes elementos: no início, local e data, que são usados para informar o interlocutor o espaço e o tempo, situando-o. Logo em seguida, usa-se um termo, que depende do grau de intimidade, para evocar o destinatário. Então pode ser formal ou informal. O passo seguinte é o desenvolvimento do assunto, que dependerá da intencionalidade do emissor.
Ao finalizar esse gênero, geralmente emprega-se uma expressão de despedida, seguida da assinatura do remetente. Assim, requer conhecimento prévio acerca de gênero e tipo textual.

Professores: Luísa, Antonio, Dulcinéia, Dinalva, Rosilda, Wivan Carmem

RELATÓRIO

Para produzir um relatório básico, nós sugerimos que se deve informar o título, a data, o local e o horário referentes ao assunto relatado. O desenvolvimento desse texto deve contemplar a descrição dos fatos ocorridos em sequência, inserindo-se comentários e/ou reflexões sobre os citados fatos. Para finalizar este gênero textual, é importante concluir o assunto abordado, opinando sobre o mesmo. Este texto pode ser escrito em prosa ou esquemas, fazendo uso da linguagem culta, de verbos e pronomes em 1a ou em 3a pessoa. Sugestão de relatório através de esquema*:
DATA: 12/06
O QUÊ: Estudo sobre prova Brasil
QUEM: Supervisor e coordenador
RESULTADOS: Positivo com participação e envolvimento de todos
ENCAMINHAMENTOS: Enviar vídeo TV Escola para todos os coordenadores e supervisores

*feito em forma de quadro

Professores: Elaine, Fátima, Neiva, Raimundo, Bárbara, Ana Lúcia, Elissandra


TEXTO CRÍTICO

Para redigirmos um texto crítico, precisaremos inicialmente definir um tema, tendo como referenciais teóricos outros textos/obras ou fatos econômicos, políticos, socioculturais. Com todo esse embasamento, partiremos para o ponto de vista em relação ao assunto abordado, finalizamos sugerindo uma solução.

Professores: Karla, Ana Lúcia, Glayciane, Julinalva, Nemiel

ARTIGO

Para escrever um artigo, é necessário primeiramente escolher o tema, que precisa ser delimitado. Em seguida, é feita uma entrevista para se chegar ao diagnóstico. Com o diagnóstico pronto, o próximo passo é a fundamentação que dará sentido ao desenvolvimento do artigo, em que apresentará proposta para amenizar os supostos problemas apresentados no artigo. Após esse processo, é hora de concluir com um bom argumento em relação ao que foi defendido no artigo.

Professoras: Jane, Edileusa, Auricélia

PROVA ESCOLAR

Com o objetivo de verificar que o aluno aprendeu, inicialmente apresenta-se questionamentos voltados para o conhecimento prévio dele. Em seguida, faz-se perguntas voltadas para o conteúdo trabalhado em sala de aula, focalizando para os objetivos propostos no planejamento, finaliza-se com questões dissertativas para verificar que habilidades o aluno consegue construir com o(s) tema(s) trabalhado(s), observando o que o aluno aprendeu além do que foi discutido em sala de aula.

Professores: Carmem Canaã, Maxssuel, Vanuzia

PROJETO PEDAGÓGICO

Para produzirmos um projeto pedagógico, é necessário primeiramente detectar o problema pertinente a uma situação que precisa ser melhorada. Sequencialmente, pensa-se no tema delimitado, justificando as razões pelas quais é necessário ser realizado o projeto. Em seguida, elaboram-se os objetivos, enfocando o que se quer atingir. Também é importante mostrar as metodologias a serem desenvolvidas para a obtenção dos resultados. Quanto à avaliação, deve ser vista como parte fundamental, pois visa ao aproveitamento do projeto e não se pode deixar de enfatizar no cronograma o planejamento do tempo em que o projeto será aplicado, bem como os recursos utilizados.

Professores: Eliozilda, Horjana, Cleidecy, Naldo, Cleia, Gisele

domingo, 7 de junho de 2009

Informações importantes

Pessoal, seguem informações importantes sobre a bolsa.
Abraços,
Carol
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Colegas,
Abaixo, repasso um sumário das primeiras informações que me chegaram ontem sobre as bolsas do Gestar II. Devemos repassar essas Informações aos formadores locais (estaduais e municipais) imediatamente:
1. As bolsas do Gestar II serão de R$400,00 (10 parcelas).
2. Todos os formadores locais em atividade estão aptos a recebê-la.
3. Os coordenadores só poderão receber bolsa se estiverem atuando como formadores.
4. Se algum formador local está devendo a ficha, deve enviar os dados por e-mail (
gestar@unb.br ) e
a ficha posteriormente pelo correio; os dados por e-mail, para garantir a bolsa de junho (que sairá no
inicio de julho), deverão chegar até 25 de junho. Pelo correio, pode chegar depois dessa data.
5. Os formadores-UnB deverão informar para os coordenadores-UnB quem está em dia com as atividades para receber a bolsa mês a mês.
6. Serão 10 parcelas a começar em julho; portanto; continuarão recebendo depois de dezembro.
7. Pode receber a primeira parcela quem participou da Formação Inicial e ainda está no
programa, ou seja, tem relatado, ao formador-UnB, suas atividades com os cursistas.
8. O trabalho de autorização será mensal. O MEC sugere que exijamos um relatório mensal dos formadores locais, que podem se referir a meses já vencidos. Cabe ao formador-UnB receber esses relatórios e encaminhar, ao coordenador-UnB, todo dia 20, a lista de quem vai receber a bolsa naquele mês. Logo, no dia 20 de junho aguardo a primeira lista.
Abraços,
Dioney