quarta-feira, 17 de junho de 2009

Atividade produzida no dia 16.06.2009

Estes são textos produzidos pelos formadores de LP, no encontro de acompanhamento do Gestar II, em São Luís - MA.
A atividade foi proposta na página 103 do TP6 e adaptada para a realidade desta formação.
Considere a sua experiência pessoal com a escrita em diferentes textos. Como você escreve e que estratégias usa para iniciar, desenvolver e finalizar os seguintes textos:

CARTA PESSOAL

A priori, devemos reconhecer o gênero, saber a finalidade ou objetivo que se pretende com a produção desse texto. É necessário também ter o conhecimento da estrutura do texto, ou seja, suas características formais. Em se tratando de uma carta pessoa, devem constar os seguintes elementos: no início, local e data, que são usados para informar o interlocutor o espaço e o tempo, situando-o. Logo em seguida, usa-se um termo, que depende do grau de intimidade, para evocar o destinatário. Então pode ser formal ou informal. O passo seguinte é o desenvolvimento do assunto, que dependerá da intencionalidade do emissor.
Ao finalizar esse gênero, geralmente emprega-se uma expressão de despedida, seguida da assinatura do remetente. Assim, requer conhecimento prévio acerca de gênero e tipo textual.

Professores: Luísa, Antonio, Dulcinéia, Dinalva, Rosilda, Wivan Carmem

RELATÓRIO

Para produzir um relatório básico, nós sugerimos que se deve informar o título, a data, o local e o horário referentes ao assunto relatado. O desenvolvimento desse texto deve contemplar a descrição dos fatos ocorridos em sequência, inserindo-se comentários e/ou reflexões sobre os citados fatos. Para finalizar este gênero textual, é importante concluir o assunto abordado, opinando sobre o mesmo. Este texto pode ser escrito em prosa ou esquemas, fazendo uso da linguagem culta, de verbos e pronomes em 1a ou em 3a pessoa. Sugestão de relatório através de esquema*:
DATA: 12/06
O QUÊ: Estudo sobre prova Brasil
QUEM: Supervisor e coordenador
RESULTADOS: Positivo com participação e envolvimento de todos
ENCAMINHAMENTOS: Enviar vídeo TV Escola para todos os coordenadores e supervisores

*feito em forma de quadro

Professores: Elaine, Fátima, Neiva, Raimundo, Bárbara, Ana Lúcia, Elissandra


TEXTO CRÍTICO

Para redigirmos um texto crítico, precisaremos inicialmente definir um tema, tendo como referenciais teóricos outros textos/obras ou fatos econômicos, políticos, socioculturais. Com todo esse embasamento, partiremos para o ponto de vista em relação ao assunto abordado, finalizamos sugerindo uma solução.

Professores: Karla, Ana Lúcia, Glayciane, Julinalva, Nemiel

ARTIGO

Para escrever um artigo, é necessário primeiramente escolher o tema, que precisa ser delimitado. Em seguida, é feita uma entrevista para se chegar ao diagnóstico. Com o diagnóstico pronto, o próximo passo é a fundamentação que dará sentido ao desenvolvimento do artigo, em que apresentará proposta para amenizar os supostos problemas apresentados no artigo. Após esse processo, é hora de concluir com um bom argumento em relação ao que foi defendido no artigo.

Professoras: Jane, Edileusa, Auricélia

PROVA ESCOLAR

Com o objetivo de verificar que o aluno aprendeu, inicialmente apresenta-se questionamentos voltados para o conhecimento prévio dele. Em seguida, faz-se perguntas voltadas para o conteúdo trabalhado em sala de aula, focalizando para os objetivos propostos no planejamento, finaliza-se com questões dissertativas para verificar que habilidades o aluno consegue construir com o(s) tema(s) trabalhado(s), observando o que o aluno aprendeu além do que foi discutido em sala de aula.

Professores: Carmem Canaã, Maxssuel, Vanuzia

PROJETO PEDAGÓGICO

Para produzirmos um projeto pedagógico, é necessário primeiramente detectar o problema pertinente a uma situação que precisa ser melhorada. Sequencialmente, pensa-se no tema delimitado, justificando as razões pelas quais é necessário ser realizado o projeto. Em seguida, elaboram-se os objetivos, enfocando o que se quer atingir. Também é importante mostrar as metodologias a serem desenvolvidas para a obtenção dos resultados. Quanto à avaliação, deve ser vista como parte fundamental, pois visa ao aproveitamento do projeto e não se pode deixar de enfatizar no cronograma o planejamento do tempo em que o projeto será aplicado, bem como os recursos utilizados.

Professores: Eliozilda, Horjana, Cleidecy, Naldo, Cleia, Gisele

Nenhum comentário: