quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA
PÓLO: SÃO LUÍS – MA/ 2009
FORMADORES: José Antonio Sousa Silveira – SEEDUC / Maria Dulcinéa Ferreira Mendes - SEEDUC

PLANEJAMENTO
I ENCONTRO: 06/06/2009
Carga-Horária: 4h
CONTEÚDO: ESTUDO DO GUIA GERAL
Unidade 1- O Gestar II como Programa de Formação Continuada em Serviço
1- Caracterização do Gestar II
2-Modalidade do Programa
3-Ações Integrantes do Gestar II
Unidade 2 – Proposta do Gestar II
1- Fundamentos da Proposta
2- Currículo do Gestar II / Língua Portuguesa
Unidade 3 – Implementação do Gestar II
1- Sistema Instrucional do Gestar II
2- Sistema de Avaliação do Professor Cursista
Unidade 4 – O Gestar II, as Expectativas de Mudança e a Especificidade do Programa em cada Escola
1- As Expectativas de Mudança a partir do Gestar II
2- Um Gestar II para cada escola
Unidade 5 – Procedimentos para a utilização dos cadernos de atividades de apoio à aprendizagem do aluno
OBJETIVOS:
Identificar os fundamentos do programa e a sua articulação como política de formação continuada em serviço
Discutir os elementos que compõem a proposta pedagógica
Implementar o Gestar II
Explorar as expectativas de mudança a partir do Gestar II
Traçar um prognóstico do Gestar II para a sua própria escola
PROCEDIMENTOS
1º momento
DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL
ABERTURA DO PROGRAMA
2º momento
APRESENTAÇÃO DO FORMADOR
FALA INICIAL
3º momento
ESTUDO DO GUIA GERAL:
Leitura do Guia Geral junto com os cursistas
Exposição de slides para introdução do conteúdo
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Participação nas atividades e discussões
RECURSOS: Guia Geral, data show, pincel, lousa

RELATÓRIO
O Programa de Gestão da Aprendizagem – GESTAR II implantado no município de São Luís e coordenado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Maranhão teve início no dia 06 de Junho de 2009.
A abertura do programa contou com a presença da Coordenadora Estadual, a Professora Maria Delza Sampaio, da Técnica Pedagógica Rosangela Diniz, dos Professores Formadores José Antonio Sousa Silveira, Maria Dulcinéa Ferreira Mendes (Língua Portuguesa) e Carlos Henrique Santos (Matemática) e dos 120 Professores Cursistas. Após breves considerações feitas pela coordenadora geral, cursistas e formadores deram início aos trabalhos.
Em um primeiro momento, foi feita a distribuição do material do programa. Em seguida, iniciaram-se o estudo do material com a leitura do guia geral com o objetivo de situar os cursistas oferecendo as informações necessárias para o melhor entendimento acerca do programa. Em um segundo momento, foi dado espaço para que os cursistas fizessem seus questionamentos sobre a estrutura e o funcionamento do curso.




PLANEJAMENTO
II ENCONTRO: 13/06/2009
ESTUDO DO TP3: GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS TEXTUAIS
Carga-Horária: 4h

CONTEÚDO: Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
1- O conhecimento intuitivo dos gêneros
2-Gêneros textuais e competência sociocomunucativa
3-Classificando gêneros textuais

OBJETIVOS:
1- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
2- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

PROCEDIMENTOS
1º momento
DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO: (+-30min)
1. Pedi ao professores que se apresente, informando nome, grau de escolaridade, série em que atua. Em seguida, dizer uma qualidade e um defeito com relação a sua pessoa;
2. Leitura de um texto para reflexão.
2º momento
AULA EXPOSITIVA: (+-50min)
1. Exposição dos slides para introdução do conteúdo (objetivos do ensino de língua portuguesa, concepções sobre texto, gênero e tipo textual).
3º momento
ESTUDO DIRIGIDO DO TP3: GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS (+-150min) (intervalo de 20min após divisão de grupos)
1. Dividir a turma em grupos de acordo com a escola em que atuam, em seguida, reagrupá-los para formar dez equipes;
GRUPOS:
1 – SEÇÃO 1 – ATIVIDADES 1 E 2
2 – SEÇÃO 1 – ATIVIDADES 3 E 4
3 – AAA3 – AULA 01
4 – SEÇÃO 2 – ATIVIDADES 5 E 6
5 – SEÇÃO 2 – ATIVIDADE 7
6 – AAA3 – AULA 02
7 – SEÇÃO 3 – ATIVIDADE 8
8 – SEÇÃO 3 – ATIVIDADE 9
9 – AAA3 – AULA 04
10 – AAA3 – AULA 06
2. Cada equipe tem que comentar as atividades e responder para os demais grupos, confrontando as respostas dadas com a opinião dos demais; Verificar a viabilidade de aplicação das atividades em sala de aula com os alunos; Destacar conteúdos trabalhados nas atividades propostas.

ATIVIDADE AVALIATIVA:
Após leitura do texto contido em “Ampliando nossas referências”, responder as questões apresentadas e, a partir delas, produzir um texto dissertativo que contemple a temática abordada no texto referência.

RECURSOS: TP3, AAA3, datashow, pincel, lousa

RELATÒRIO
Neste segundo encontro, demos inicio ao estudo do TP3, Unidade 09, conforme explicitado no planejamento. As atividades aconteceram de acordo com as previsões feitas, sem nenhum contratempo. Além disso, ressaltamos como positiva a participação e o envolvimento dos professores cursistas, que se mostraram bastante motivados pela forma dinâmica de desenvolvimento das atividades. A cada resolução das atividades feitas pelos grupos toda a turma participava ativamente dando contribuições valiosíssimas. Em função do tempo destinado para o encontro, quatro horas, a conclusão das atividades ficou para o encontro seguinte.







PLANEJAMENTO
III ENCONTRO: 20/06/2009

Carga - Horária: 4 horas

CONTEÚDO: Unidade 10 – Trabalhando com gêneros textuais:
1- Gênero literário e não-literário
2- O gênero poético
3- Uma subclassificação do gênero poético: o cordel

OBJETIVOS:
1- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
2- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
3- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.


PROCEDIMENTOS:
1º momento:

LEITURA DE TEXTO PARA REFLEXÃO
RETOMADA E CONCLUSÃO DO ESTUDO DA UNIDADE 09. PARA CONCLUSÃO DA UNIDADE, PEDIR QUE O CURSISTA, OU GRUPO DESCREVA A ATIVIDADE PARA A TURMA, INFORMANDO:
- Aplicabilidade: viabilidade de aplicação na sala de aula, com os alunos.
- Objetivos: a atividade atende aos objetivos da seção estudada? Por quê?
- Pertinência: a atividade está pertinente ao conteúdo estudado na seção? Por quê?
- a atividade obedece aos critérios de ensino e aprendizagem de um ponto de vista interacionista?
RESUMO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA UNIDADE ESTUDADA
ENCAMINHAMENTO DAS ATIVIDADES AVANÇANDO NA PRÁTICA

2º momento:

INÍCIO DO ESTUDO DA UNIDADE 10 – TRABALHANDO COM GENEROS TEXTUAIS:
1. A turma será dividida em dez grupos. Cada grupo ficará encarregado de executar uma atividade e socializar com a turma, bem como informando o conteúdo trabalhado na atividade e em que tal atividade pode auxiliar seu trabalho em sala de aula.
2. Concluir a unidade, apresentando resumos dos conteúdos apresentados e fazer os encaminhamentos das atividades avançando na prática.
3º momento:

1. Definir tema e estrutura do projeto
2. Tratar sobre os itens que devem conter o projeto escrito
3. Lembrar aos professores que as atividades INDO Á SALA DE AULA e AVANÇANDO NA PRÁTICA são atividades que devem ser executadas na escola na qual desempenha sua função de professor e que sua prática deve sempre ser apresentada em forma de relatório, organizado de forma a compor seu portifólio.

ATIVIDADES AVALIATIVAS:
Presença e participação nas discussões e atividades propostas
Execução das atividades Indo à sala de aula e Avançando na prática

RELATÓRIO
A conclusão das atividades do encontro anterior foi extremamente proveitosa. Os professores cursistas puderam expor suas dúvidas e compartilharam suas experiências já na primeira semana do curso, relatando que deram início às mudanças na maneira de trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula com seus alunos. Alguns tiveram a oportunidade de executar as sugestões de atividades do avançando na prática e indo à sala de aula, o que demonstrou o processo de mudança na prática do professor. Iniciamos o estudo da unidade 10, conforme explicitado no planejamento. Neste encontro, aproveitamos para tratar, ainda que de forma resumida, acerca do projeto que deve ser implementado na escola junto aos alunos.
O encontro seguinte aconteceria no dia 27/06/2009, mas em função da Eleição do Colegiado Escolar, planejado pela SEDUC para acontecer nesta data em todas as escolas da rede estadual, resolvemos o retorno para depois das férias, no mês de agosto. Segundo a Coordenação Estadual do Gestar II, para o segundo semestre os encontros terão duração de 8 horas, o que deverá facilitar o desenvolvimento das atividades.


PLANEJAMENTO
IV ENCONTRO: 01/08/2009

Carga - Horária: 8 horas

CONTEÚDO: Unidade 11 - Tipos Textuais:
1- Sequências tipológicas: descrição e narração
2- Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo
3- Sequências tipológicas: o tipo dissertativo

OBJETIVOS:
1- Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
2- Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
3- Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo..


PROCEDIMENTOS:
1º momento:

RETOMADA E CONCLUSÃO DO ESTUDO DA UNIDADE 10.
Para conclusão da unidade, será realizada a OFICINA 5 da referida unidade.
APÓS A REALIZAÇÃO DA OFICINA, cada grupo apresentará resumo dos conteúdos trabalhados nas unidades estudadas e será feito encaminhamento das atividades AVANÇANDO NA PRÁTICA enquanto atividade avaliativa

2º momento:

INÍCIO DO ESTUDO DA UNIDADE 11 – TIPOS TEXTUAIS
1. Leitura do texto “GENEROS TEXTUAIS E TIPOLOGIA TEXTUA: COLOCAÇÕES SOB DOIS ENFOQUES TEÓRICOS”
2. Comentários sobre o texto, apresentando posicionamento em relação aos enfoques teóricos abordados.
3. A turma será dividida em dez grupos. Cada grupo ficará encarregado de executar uma atividade e socializar com a turma, bem como informando o conteúdo trabalhado na atividade e em que tal atividade pode auxiliar seu trabalho em sala de aula.
4. Concluir a unidade, apresentando resumos dos conteúdos trabalhados.
5. Fazer os encaminhamentos das atividades AVANÇANDO NA PRÁTICA.
3º momento:

INÍCIO DO ESTUDO DA UNIDADE 12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
4. Definir tema e estrutura do projeto
5. Tratar sobre os itens que devem conter o projeto escrito
6. Lembrar aos professores que as atividades INDO Á SALA DE AULA e AVANÇANDO NA PRÁTICA são atividades que devem ser executadas na escola na qual desempenha sua função de professor e que sua prática deve sempre ser apresentada em forma de relatório, organizado de forma a compor seu portfólio.
7. Dar as orientações prévias para o encontro de 08/08/2009

ATIVIDADES AVALIATIVAS:
Presença e participação nas discussões e atividades propostas
Execução das atividades Oficina 5 e Avançando na prática

RELATÓRIO

Iniciamos este encontro com a realização da primeira oficina, oficina 5, da unidade 10. Tal como orientado no caderno de teoria e prática, o TP3, os professores escolheram e aplicaram duas das atividades avançando na prática, em sala de aula com seus alunos. Foi um momento extremamente rico em depoimentos. Pudemos perceber que de fato a maneira de trabalhar a língua portuguesa enquanto componente curricular está sendo inovada, é perceptível a mudança em processo. Segundo relatos dos professores cursistas, os reflexos de tudo o que se está discutindo no programa são positivos e apontam para uma mudança não apenas na prática pedagógica, mas, sobretudo no interesse dos alunos, que se mostram mais motivados e participativos nas aulas de língua portuguesa.
Após a realização da oficina, procedemos com o estudo da unidade 11. Durante a execução das atividades propostas nesta unidade, abrimos espaço para a leitura de textos teóricos complementares acerca da tipologia textual. Escolhemos dois teóricos que defendem pontos de vista diferentes no que se refere a abordagem do ensino de língua portuguesa: um que prefere o trabalho em sala de aula a partir do estudo do tipo textual e outro que defende o ensino a partir da abordagem do gênero. Este momento foi de extrema importância uma vez que serviu entre outras, para desfazer alguns equívocos com relação ao reconhecimento de um texto pelo tipo e pelo gênero. Muitos professores puderam ter mais segurança nesta classificação, sistematizando, assim, um conhecimento que é indispensável para o ensino da língua materna na escola. Não foi possível concluir a unidade neste encontro. Mas pudemos perceber que todas as questões apresentadas e discutidas neste dia motivaram os professores para que o mesmo reforçasse o desejo e a necessidade pela mudança na sua prática pedagógica em nome de um ensino de mais significativo e de mais qualidade.

PLANEJAMENTO
V ENCONTRO: 08/08/2009

Carga - Horária: 8 horas

CONTEÚDO: Unidade 12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais:
1- Gêneros Textuais e Sequências tipológicas
2- Sequências tipológicas em gêneros textuais
3- A intertextualidade entre gêneros textuais

OBJETIVOS:
1- Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
2- Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
3- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

PROCEDIMENTOS:
1º momento:

RETOMADA E CONCLUSÃO DO ESTUDO DA UNIDADE 11.
LEITURA DE TEXTO REFLEXIVO PARA INTRODUÇÃO DA UNIDADE 12
2º momento:

INÍCIO DO ESTUDO DA UNIDADE 12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais:

1. Comentários sobre o texto, apresentado posicionamento em relação aos enfoques teóricos apresentados
2. Cada professor apresenta uma questão das atividades propostas, daquelas que mais apresentaram dificuldade, para socializar com a turma, bem como informando o conteúdo trabalhado na atividade e em que tal atividade pode auxiliar seu trabalho em sala de aula. Em seguida, outros critérios serão utilizados para a escolha da atividade.
3. Concluir a unidade, apresentando resumos dos conteúdos apresentados
4. Fazer os encaminhamentos das atividades AVANÇANDO NA PRÁTICA e a realização da oficina 06.
3º momento:

5. Acompanhamento do projeto
6. Lembrar aos professores que as atividades INDO Á SALA DE AULA e AVANÇANDO NA PRÁTICA são atividades que devem ser executadas na escola na qual desempenha sua função de professor e que sua prática deve sempre ser apresentada em forma de relatório, organizado de forma a compor seu portfólio.
7. Dar as orientações prévias para o encontro de 22/08/2009

ATIVIDADES AVALIATIVAS:
Presença e participação nas discussões e atividades propostas
Execução das atividades Oficina 6 e Avançando na prática

RELATÓRIOIniciamos o encontro fazendo a retomada dos conteúdos trabalhados no encontro anterior. Em seguida, procedemos a leitura de um texto reflexivo para introdução do conteúdo a ser abo4edado na unidade 12. Para este encontro, os professores já haviam realizado as atividades da referida unidade, uma vez que os encontros passaram a ser quinzenais, agora com espaço de tempo suficiente para as atividades em EAD. Desta vez, os professores ficaram á vontade para apresentarem as atividades. O primeiro critério para a discussão em sala de aula foi destacar a atividade ou as questões que mais apresentaram dificuldades. Depois, as atividades que melhor trataram do conteúdo trabalhado e, por último, aquelas que melhor poderiam ser aplicadas em sala de aula com os alunos. Após toda essa discussão, buscamos apresentar resumo dos conteúdos abordados. Em outro momento, passamos a tratar do projeto, que já está em andamento para alguns professores. Outros, ainda estão na fase de construção do projeto para implementação. Como avaliação, pude perceber que os professores estão bastante motivados e satisfeitos com o programa. Eles de fato trem percebido que as mudanças estão acontecendo em seu ambiente de sala de aula. Seguiram as orientações para o próximo encontro, 22/08/2009

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