domingo, 7 de março de 2010

Depoimento de cursistas de Jenipapo dos Vieiras - MA

Texto publicado originalmente no dia 3 de março de 2010 aqui.



EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO GESTAR II

A primeira edição de Gestar em Jenipapo dos Vieiras - MA teve início em junho de 2009 da qual tive a honra de participar, visto que estava atuando nas séries finais do ensino fundamental com Língua Portuguesa.

Acredito que trabalhar produção escrita e oral e interpretação de texto não seja uma dificuldade apenas da minha turma, principalmente se tratando de EJA. E o Gestar veio com um material desmistificador da prática de língua materna, composto por 19 livros um não menos importante que o outro a ponto de nos confundir na hora de descrever com precisão os conteúdos abordados nos TPS e AAAS. Lembro-me do primeiro TP estudado, o de n° 3 que abordava com muita propriedade os termos textuais, onde tivemos oportunidade de trabalhar em sala de aula, não só com o material do Gestar mais com todo o acervo disponível na escola desde a coleção Literatura em Minha Casa até um ofício que era enviado para a escola que, antes do GESTAR II, sua inclusão nas aulas não existia.
Ao longo do curso desde os estudos dos Gêneros Textuais até a Argumentação (TP de encerramento) embora não o tenhamos trabalhado em sala de aula, por estarmos em período de férias, adquirimos uma boa bagagem para futuras práticas.
Teremos a elaboração e aplicação do projeto que, como se tratava de leitura e de escrita todo seu desenvolvimento foi baseado no material do Gestar que também tem o mesmo foco, ou seja, produção escrita e oral. As dificuldades surgiram, mas tivemos a oportunidade de discuti-las nos encontros periódicos, onde ouvimos os depoimentos dos colegas, estratégias e sugestões de práticas pedagógicas, algumas frustradas, outras com excelente aceitação alcançando ou até separando as nossas expectativas.
Falar do Gestar II, sobretudo do que aprendemos, é muito gratificante além de ser muito prazeroso já que tivemos uma formadora que não deixou nada a desejar: organizada, boa dicção, apaixonada pelo que faz, com um entusiasmo contagiante e com um arsenal de conhecimento capaz de convencer qualquer cursista. Além disso dispõem de uma sensibilidade para avaliar e criar estratégias fora do comum e digo isso sem demagogia nenhuma pois creio que toda turma faz o mesmo juízo da Profª formadora Ana Célia.


A meu ver o Gestar foi excelente a ponto de sugerir que esses encontros fossem semanais, não abrindo mão da formadora é claro.
Deusamar da Silva Ribeiro
Pov. Três Lagoas – U. I . Antônio Venceslau da Silva

Ao iniciar o curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa, GESTAR II, estava muito insegura com o que iria encontrar, uma vez que não sou licenciada nesta área de ensino. Graça a Deus, minha insegurança foi sanada, as expectativas positivas foram realizadas da melhor forma possível. O aprendizado foi maravilhoso.




Este curso contribuiu para o meu aperfeiçoamento e autonomia na sala de aula. No primeiro momento aprendemos sobre Tipologia e Gêneros textuais e como trabalhar com os mais variados gêneros. Todos os módulos foram e são ferramentas de aperfeiçoamento capazes de nos proporcionar uma reflexão de como desenvolver nosso trabalho no cotidiano escolar, procurando garanti a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Enquanto docente e cursista do GESTAR II procuro desenvolver estratégias de formação e interação, sempre apontando caminhos no sentido de os educandos busquem construir sua autonomia.
Quanto a formadora do curso, Profª Ana Célia, só posso dizer que ela é nota MIL. Por quê? Sabe passar os conhecimentos de forma criativa ao mesmo tempo em que é simples e acessível. Educador não é o que só ensina fórmulas e regras, mas o que ensina para vida inteira. Continue sempre assim essa pessoa alegre, amiga e simpática... Desde já estou com saudades...



Maria de Jesus







O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II foi uma oportunidade que veio para melhorar o meu desempenho em sala de aula e me aperfeiçoar ainda mais. Através deste curso venho a cada dia melhorando o meu trabalho e percebo que o objetivo desta formação é a importância que a leitura e o processo de escrita têm para a formação dos educandos na escola.



Nos primeiros módulos senti um pouco de dificuldade e fui melhorando aos poucos, agora posso falar que tenho melhorado bastante, através dos textos e exercícios que são discutidos nos encontros e trabalhados com os alunos em sala de aula.
Espero que possa repassar todo o conhecimento adquirido através do GESTAT II com eficiência. Agradeço muito a Deus por essa oportunidade, ao município pela iniciativa e a minha orientadora, Profª Ana Célia por nos repassar todos os módulos com bastante clareza e segurança.
Antonia Ivanilde da Silva Sousa



Esse curso me proporcionou um grande aprendizado. Quando recebi o material pedagógico percebi que era maravilhoso e, de fato, me ajudou muito na sala de aula. Com esse material aprimorei meus conhecimentos e aprendi muitas coisas importantes como, por exemplo, trabalhar com vários gêneros textuais. Durante as aplicações das atividades dos AAAs os alunos se mostraram muito atentos e entusiasmados.


Nos encontros com a Professora Formadora, Ana Célia, tirávamos todas as dúvidas sobre o material utilizado. Com ela aprendi a ver as coisas de outra maneira. Hoje sei que sou mais eficiente no meu trabalho em sala de aula e uma pessoa muito mais interessada por leitura.

Francisca da Conceição Santana



Todo material do Gestar é excelente, principalmente, os AAAs.
É um material riquíssimo, durante a aplicação alguns alunos tiveram algumas dificuldades, mas nada que fizesse com que eles desistissem, as dificuldades ocorreram por ser um programa novo e tudo que é novo assusta.
O Gestar II contribui bastante para o meu desenvolvimento em sala de aula, pois me deu mais segurança e autonomia. Passei a propor atividades que possibilitam o desenvolvimento de suas habilidades.
Quanto à professora formadora, Ana Célia, é maravilhosa fiquei encantada, ela é uma profissional competente, atualizada, independente, criativa, habilidosa, paciente, uma professora excelente e o melhor está sempre com a autoestima lá em cima.

Gardênia da Silva Miranda


Unidade Integrada Eurico José Pereira.
Lagoa do coco

Nenhum comentário: